Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos

Logia Quinhentista e Capela Manuelina

É exemplar único na região. Tem sete colunas de capitéis, assentes num muro com cerca de metro e meio de altura. A loggia é um precioso elemento arquitetónico renascentista e está anexo à Igreja Paroquial de S. Tomé de Negrelos. Voltada para o adro. Tem uma janela ainda ao nível do primeiro piso. O segundo piso é limitado por um friso contínuo. Tem outra janela, gradeada, e um telhado de quatro águas.
A capela, de forma quadrangular, tem acesso pelo interior da Igreja. É lá que se pode ver o teto, em abóbada de cruzaria de ogivas, tipologia manuelina. Tem, ao centro, um conjunto de imagens que formam um Calvário, no lugar do retábulo.

• Categoria:Igrejas
  • Morada:Igreja de S. Tomé de Negrelos

© 2024 Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia