Projeto Rio Vizela/ Rio Ave
16-JAN-2024
MPREITADA EM CURSO ENVOLVE INVESTIMENTO
DE 1,2 MILHÕES DE EUROS E PLANTAÇÃO DE 17 MIL ÁRVORES AUTÓCTONES
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou hoje a intervenção em curso de valorização do corredor ribeirinho entre o rio Ave e o rio Vizela. Um investimento de aproximadamente 1,2 milhões de euros, que envolve a limpeza das margens e desobstrução de leitos, bem como a plantação de 17 mil árvores autóctones, entre outras medidas destinadas a devolver estes rios às pessoas.
“O que já estamos a fazer nas duas margens do rio Ave e do rio Vizela, numa extensão total de 18,5 quilómetros, é uma intervenção de limpeza e implementação de técnicas de engenharia natural”, explicou Alberto Costa.
Segundo o presidente da Câmara de Santo Tirso – que falava numa sessão pública de apresentação da intervenção, realizada junto ao rio Ave – “esta empreitada é a base que permitirá, no futuro, a criação de um novo corredor ecológico entre o recentemente inaugurado Parque do Verdeal – que une as margens de Vila das Aves e São Tomé de Negrelos – e o Parque Urbano Sara Moreira, em Santo Tirso”.
“Até ao momento, já foram executadas as primeiras limpezas em cerca de 80 por cento da área prevista, prevendo-se que a intervenção esteja concluída em abril próximo”, adiantou Alberto Costa.
A intervenção em curso nas margens do Ave e do Vizela passa pela contenção de flora exótica e/ou invasora, bem como pela poda de formação, limpeza e remoção de resíduos e, ainda, plantação de espécies autóctones.
Alberto Costa anunciou, entretanto, que a ambicionada construção de uma ligação pedonal e ciclável entre o Parque do Verdeal e o Parque Urbano Sara Moreira deverá estar em condições de avançar em 2025. “Para tal, temos esperança que exista o respetivo financiamento, pois o projeto prévio está concluído, o anteprojeto tem data de conclusão prevista para março e o projeto de execução – que integra as especialidades – deverá estar pronto em dezembro”, revelou.