Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos

História

Negrelos (São Tomé) com sede na vila de São Tomé de Negrelos é uma freguesia portuguesa do município de Santo Tirso. A sua densidade populacional é 658,8 hab./km².

Terra antiquíssima, os primeiros vestígios de ocupação humana remontam à proto-história, presentes no castro de Santa Margarida, monumento que se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público. A povoação de S. Tomé de Negrelos aparece já referida no século XI. Esta povoação chegou a ser vila e couto, tendo pertencido ao concelho de Negrelos, o qual depois de extinto, foi integrado no concelho de Santo Tirso.

Foi vila e sede de concelho, de curta existência durante a primeira metade do século XIX. Em 1849 tinha 8 105 habitantes e 70 km². Era constituído por 12 freguesias: Burgães, Monte Córdova, Rebordões, Refojos de Riba de Ave, Roriz, São Mamede de Negrelos, São Martinho do Campo, São Miguel do Couto, São Salvador do Campo, São Tomé de Negrelos, Vilarinho e Penamaior.

© 2022 Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

• Desenvolvido por:
  • GESAutarquia