Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos

Heráldica

                                                                                                             

Armas - Escudo de ouro, um negrilho de verde, arrancado do mesmo, entre duas canelas de azul, realçadas a prata; em chefe, uma lança de negro com o ferro vermelho, posta em faixa; campanha ondada de azul e prata de cinco tiras. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ NEGRELOS – S. TOMÉ “.

As duas canelas de azul realçadas de prata - Pretendem simbolizar o nascimento, crescimento e desenvolvimento da industria têxtil nesta terra, donde irradiou para todo o Vale do Ave, constituindo um meio de subsistência das suas gentes, até aí maioritariamente dedicadas ao amanho da terra. O azul alude à lealdade do povo de Negrelos e significa zelo e galhardia, a prata simboliza a humildade no servir e a riqueza da sua entrega total.
O negrilho de verde - Constitui uma alusão ao topónimo desta terra e pretende  simbolizar a faceta agrícola de São Tomé de Negrelos, cujos campos estão bordejados por estes choupos, o verde é o esmalte que a própria natureza lhes dá, representando a orla verdejante e a riqueza da sua flora, significando a esperança e a liberdade.
A campanha ondada de azul e prata - Representam o rio Vizela e a sua acção fertilizante nos campos adjacentes.
A lança de negro com ferro vermelho - Simboliza São Tomé, orago desta terra e venerado pelas suas gentes, o negro significa a firmeza e a honestidade sempre nas suas gentes, o vermelho invoca todos os homens que ao longo dos séculos dedicaram a vida ao serviço de outrém, num esforço constante e abnegado de servir.
O escudo de ouro - Sugere os seus extensos milheirais, riqueza da gente laboriosa dos campos.



© 2024 Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia