Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos

Moinho do Fojo

Este trilho caracteriza-se pela influência da Ribeira do Fojo, que já fez mover uma vintena de moinhos de água e um lagar de azeite, na agricultura local, situando-se, em quase toda a sua extensão, na Freguesia de São Tomé de Negrelos.

O percurso inicia-se junto ao Infantário, próximo da Igreja matriz, e termina junto à referida Igreja. Passa e percorre parte do leito da Ribeira do Fojo, até às Pedreiras de Bustelo, com uma subida um pouco acentuada, percorrendo, desde aí, a crista do monte até Coutada, descendo suavemente, permitindo uma soberba vista dos Rios Ave e Vizela, Vila das Aves e São Tomé de Negrelos. Dirige-se depois para o Castro de Santa Margarida, povoado fortificado que se localiza em pequena elevação a Norte de São Tomé de Negrelos, sobre o Rio Vizela e com uma altura de 300 metros, continuando depois para a Igreja Paroquial de São Tomé de Negrelos, onde termina. Daí o grau de dificuldade ser considerado Médio.

A povoação de São Tomé de Negrelos chegou a ser vila e Couto, tendo pertencido ao Concelho de Negrelos, o qual, depois de extinto, foi integrado no Concelho de Santo Tirso.
São dignos de visita a Igreja Paroquial, a Capela do Santíssimo Sacramento com abóbada de Nós, uma “loggia” quinhentista, exemplar único na região. Quem vai a São Tomé de Negrelos não pode deixar de visitar também as quintas onde se produz alguns dos melhores vinhos verdes da região.

Moinho do Fojo

 

# Trilho Descrição
Descarregue aqui a APP GESAutarquia,

© 2023 Junta de Freguesia de S. Tomé de Negrelos. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia